O papel do educador no contexto social
Sabe-se que estamos vivendo em época de mudanças e avanços tecnológicos. E em meio a tudo isso qual será o papel do educador? Sabemos que a educação é construção de hábitos, formação de ideias e nós educadores temos que estarmos preparados para forma cidadãos para a vida, para saber agir e reagir numa sociedade ampla que precisa de cérebro pensante.
O educador deve aproximar a aluno da realidade que o cerca e não apenas prepara-lo para o mercado de trabalho. Ele deve levar o aluno a entender os problemas do mundo atual bem como suas transformações e fatores que movem a sociedade seja social, politico ou econômico.
O professor tem que saber agir com coerência em frente a cada problema, ele tem que analisar cada fato por se só para que encontre soluções praticas. Pois em meio a tantos avanços tecnológicos, a realidade nas escolas, mudaram e os alunos estão cada vez mais rebeldes, assim o educador tem que buscar ações pedagógicas que minimizem possíveis problemas em sala de aula.
Dessa forma vemos que o papel do educador no contexto social é tornar a escola um ambiente agradável que leve o aluno a tornar um ser social capaz de buscar suas próprias respostas. E formar cidadãos aptos para viver em sociedade, dividindo espaço e compartilhando ideias. Educar indivíduos capazes de pensar, refletir, analisar e discutir, já que este é o grande desafio que se apresenta aos educadores do século xxi. Assim o educador tem o árduo papel de educar para a vida.