Ralatório fisico'química experimental III corrosão
356 palavras
2 páginas
2ª Parte: Corrosão provocada por impurezas metálicas situadas num material metálico – Pilha de ação localÉ observado que ao mergulhar a lâmina de zinco previamente limpa, em uma solução de H2SO4 , o ataque no Zn é muito pequeno. A partir do momento em que uma lâmina de Cu é colocada junto a lâmina de Zn na solução, sem que as duas se toquem, o Cu não é atacado, mas quando as duas lâminas se tocam, uma grande quantidade de gás hidrogênio é liberada.
Isso acontece pois, a pilha é considerada uma pilha de ação local, quando as duas lâminas se toca, forma-se essa pilha de ação local que ocorre a oxidação do Zn (região anódica) e ao redor do Cu ocorre a liberação de hidrogênio (região catódica), isso comprova que num metal onde tem impureza a corrosão ocorre muito mais rápido.
3ª Parte: Corrosão provocada por materiais diferentes
Foi colocado em um béquer um pouco de NaCl com aproximadamente 150 mL de água deionizada e 15 gotas de fenolftaleína e 15 gotas de ferricianeto de potássio. Nessa solução foram colocados dois eletrodos, de ferro e cobre, ligados a um fio condutor. Uma coloração rosa foi observada em torno do bastão de cobre e um resíduo azul em volta do bastão de ferro.
A região do Cu é a região catódica, onde o oxigênio é reduzido pra OH-, e a região do Fe apresenta uma coloração azul pois o Fe está sendo oxidado de Fe0 para Fe2+, região anódica.
Fe2+ (aq) + 2e- → Fe0 (aq)
O2(g) + e-→ OH-(aq)
4ªParte: Corrosão provocada por materiais diferentes.
O procedimento do experimento da parte 3 foi repetido apenas mudando a lâmina de Cu por uma de Zn. A partir do momento em que as duas lâminas são mergulhadas foi observado o surgimento da coloração rosa ao redor do bastão de Fe e a ausência da coloração azul observada na parte 3.
Isso ocorre porque o Fe tem um potencial de redução maior do que o Zn, o Zn então oxida (região anódica). E não há a formação da cor azul, pois a maioria dos complexos de Zn são brancos.