O papel do design diante ao consumismo e em busca de uma sociedade sustentável
O PAPEL DO DESIGN DIANTE AO
CONSUMISMO E EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Sílvia Guimarães Costa1
Mestranda em Design
Centro Universitário Ritter dos Reis scosta816@gmail.com Resumo: O Design consiste em uma atividade que envolve o planejamento e produção de novos produtos, como também é responsável pela inserção de significados e valores aos objetos. Por isso, possui envolvimento na concepção da cultura material e consequentemente contribui para o consumo exagerado. Porém, por outro lado, o designer também pode atuar pelo lado contrário, como colaborador no processo de desenvolvimento sustentável através de novas perspectivas em sua atividade projetual e relação com o consumidor e empresa. O presente artigo discute o Design sobre a ótica do desenvolvimento sustentável, visando um novo papel para o designer diante da sociedade de consumidores.
Palavras-chave: Consumo. Design. Desenvolvimento Sustentável.
1 Introdução
O ato de consumir produtos está em nosso cotidiano desde a primeira
Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, onde a atividade do Design começou a aparecer na construção de produtos a fim de suprir inicialmente as necessidades básicas da população (LÖBACH, 2001).
O design ajuda a repercutir o consumo, à medida que apresenta às pessoas produtos cheios de símbolos e significados, suprindo assim as necessidades alimentadas pela cultura material da sociedade. O designer, portanto, exerce uma forte participação na socialização do consumo (MORAES, 2011).
Segundo Damazio, Lima e Meyer (2008), o consumo está diretamente ligado à cultura da sociedade, o qual leva a pessoa a enxergar o produto não mais como uma necessidade básica que se caracterizava por sua função, como comer e dormir, e se sim, como uma solução para seus problemas, encontrando no artefato que consome um sentido, um sentimento e uma aceitação perante a sociedade.
1
Sílvia Guimarães Costa: Bacharel em Design Gráfico – Centro