Município Escolhido
Graduação em Ciência Ambiental
Disciplina de Recursos Energéticos
Professor: Sérgio Barros
Alunas: Pamela Miranda e Mariana Menengoy
Análise do filme passado em aula “Geração de Energia”.
A respeito do filme passado durante a aula e sobre as exposições do professor destacamos algumas considerações:
Algumas das afirmações do vídeo foram que 70% das emissões de CO2 no Brasil são oriundas de desmatamento e uso do solo e que houve um aumento da frequência de secas e estiagens, com esse dado concluímos que com o aumento das emissões de gases de efeito estufa a temperatura aumenta causando entre os inúmeros problemas a perda da plantação, como por exemplo, a de soja para a produção do biocombustível que poderia ser usado como forma de energia limpa.
A principal fonte de geração de energia no Brasil, seguida pela nuclear, é a hidrelétrica. Elas possuem baixo custo e são vantajosas economicamente, no vídeo mostrava que a energia hidrelétrica é uma fonte de energia limpa, este fato é desmentido quando foi evidenciado que a hidrelétrica de Itaipu possui uma emissão de CO2 muito grande, isso acontece pelo fato da decomposição da matéria orgânica no fundo dos lagos e represas. Sem contar os grandes danos causados pela instalação de uma hidrelétrica num local, onde muitos indivíduos são retirados de suas moradias e realojados em outro local, muitas vezes os animais acabam morrendo pela inundação de seu habitat. Foi mostrada também a exclusão social de acordo com a distribuição desigual da energia, onde muitos não possuem energia em suas casas para viver, muito menos para produzirem o sustento da família.
O vídeo fala rapidamente de algumas fontes de geração de energia, como a energia nuclear, segunda maior no Brasil, que possui grande capacidade de geração e diz-se ser também uma energia limpa e com 0 de emissão de gases de efeito estufa. Mas sabemos que o lixo radioativo extraído dessa energia é altamente perigoso