O papel do assistente social na adoçao
Introdução
A pesquisa deste trabalho é analisar a situação da adoção, como a principal medida de proteção a criança e ao adolescente,compreendendo sua atuação no Serviço Social.
Para a realização deste trabalho, buscou-se La realidade, através de uma pesquisa bibliográfica,com leituras de documentos indispensáveis,tais como:relatórios sociais,pareceres sociais e prontuários, especificando a contribuição do profissional do serviço social neste contexto.
A adoção prevista no ECA é a forma mais definitiva e completa de colocação em família substituta e tem como finalidade a proteção à criança e ao adolescente.
Por intermédio dela se forma uma nova família, visto que, quem adota confere criança e/ou adolescente o status de filho, com todas as conseqüências jurídicas e psico-sociais que tal situação requer.
É uma medida que surge como um meio de proteger a criança ou adolescente, constituindo-se também como uma oportunidade de assegurar um filho para aqueles que estão impossibilitados de conceber.
Surge como uma resposta social para dar uma família para as crianças e adolescentes abandonados.
Atualmente a adoção é vista como o meio de superar um dos grandes e graves problemas sociais, que é a falta de lar para crianças e adolescentes vitimas do abandono e da privação do amor.
.
Segundo o ECA:
"Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substancias entorpecentes" ( Art.
Delimitação e formulação do problema:
O mais importante é analisar situações da adoção, como principal medida de proteção a crianças e adolescentes de acordo com o estatuto da criança e do adolescente (eca).
Formulação dos objetivos geral e especifico.
Geral:
A importância do serviço social nos processos de adoção.
Específicos:
A