O currículo na educação infantil: as relações da criança com os conhecimentos da natureza e da cultura
A criança constrói sua historia pessoal através da cultura familiar a qual esta inserida, em função da classe social, de onde habita, da sua etnia, entre outros. Todo contexto de vivências socioculturais fazem parte da construção e reinvenção de mundo realizado pela criança.
Como cidadão de direitos e um ser da natureza a criança deve ter seus direitos garantidos e aprender a preservar nosso planeta e saber a importância da mesma para a nossa existência, além disso, a criança também possui especificidades no seu desenvolvimento evidenciando através de estudos que de 0 a 6 anos ela: tem uma imensa possibilidade de aprender; depende de cuidados e laços afetivos para o processo de construção de sua autonomia e identidade; possui pleno desenvolvimento físico-motor e capacidade de ação simbólica sobre o mundo; busca compreensão e apropriação do mundo e o brincar se consiste em apropriar essa compreensão.
As crianças nascem em um mundo já construído com vários significados e precisam apropria-lo isso acontece por meio da ação física (pegar, morder, cheirar, experimentar) e da ação simbólica (imitar, brincar, desenhar, imaginar). Quanto mais espaço para essas manifestações mais será enriquecido a construção do sujeito.
As crianças estão inseridas em um mundo globalizado, contemporâneo, com uma cultura letrada e informatizada e com uma diversidade econômica, social e cultural do nosso país. Na perspectiva local representa conhecer as condições de vida da família e no nível planetário conhecer que somos uma espécie ameaçada. O avanço tecnológico trouxe o afastamento da família, os pais trabalham fora e não tem cada vez menos tempo de estar junto de seus filhos, isso levou o