O papel do administrador
Alessandro Penna – Administrador, Mestre em Ciências Ambientais e Saúde
RESUMO
O Administrador é o elemento responsável pelo planejamento estratégico e gerenciamento do cotidiano das empresas privadas e públicas. Num mercado tão dinâmico, globalizado e de mudanças constantes o Administrador passa a ocupar um lugar de extrema importância nas organizações. De forma técnico-científica e humanista, mas com a humildade de aprendiz, esse profissional se faz a cada dia mais essencial colaborando com o desenvolvimento de seu país.
Palavras-chave: administrador, organizações e desenvolvimento.
Surgida em meados do ano 5.000 a.C., na Suméria, quando os sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, a Administração vem se transformando e sendo conceituada no decorrer dos tempos por vários pensadores.
Chegamos então a vários conceitos, dentre os quais destacamos:
“Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.” James A. F. Stoner.
Muito se têm discutido a respeito da Administração, seus métodos, suas teorias, suas finalidades, suas perspectivas e sua evolução. Porém, neste breve colóquio, temos a intenção trazer à tona o grande elemento de execução de todas as funções inerentes à Administração: o Administrador. Ao nos referirmos a este importante profissional dos tempos atuais precisamos, antes, trazer à discussão elementos como: o que motiva alguém a se interessar pela ciência da Administração: afinidade ou última opção? O Administrador recém-formado tem conhecimento e competência suficiente para encarar os desafios apresentados por um mercado organizacional cada vez mais complexo? É perfeitamente possível afirmar que qualquer indivíduo detém