O papel do administrador
1. Operações As atividades de operações (ou atividades operacionais) existem em função do negócio da empresa e são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários. As atividades operacionais são refletidas em contas integrantes da Demonstração do Resultado, que geram o lucro (ou prejuízo) operacional. Ex. compras de matérias-primas, vendas, salários, aluguel etc. As atividades operacionais relacionam-se com a compra e venda de mercadorias, compra de matérias-primas e sua transformação, venda de produtos, prestação de serviços, armazenamento e distribuição.
2. Investimentos As atividades de investimentos correspondem às contas classificadas no balanço patrimonial, em investimentos temporários e em ativo permanente. Ex. compras de maquinaria, integralização de capital de empresas controladas, aplicações financeiras a curto e longo prazos, etc.
3. Financiamentos 1. As atividades de financiamentos refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. As atividades classificadas nesse grupo correspondem às contas classificáveis no passivo financeiro e no patrimônio líquido. Ex. captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc.
A administração financeira de uma empresa e exercida por pessoas ou grupos de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller e gerente financeiro.As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não compete ao administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, ele pode contribuir com os conhecimentos técnicos de sua área de atuação, quanto à melhor forma de conduzir essas atividades.
Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, são conduzidas para a obtenção do lucro. As funções