O papel do administrador hospitalar frente à resistência a mudanças nos hospitais
RESUMO
O mundo moderno e globalizado vem passando por inúmeras transformações, as constantes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que ocorrem, induzem os hospitais a se adaptarem às estas condições de transformação, de forma a aperfeiçoar uma posição competitiva e se preparar para o futuro e não cair no obsoleto e conseqüente chegar a falência.
Para isso a implementação na estrutura e processos hospitalares tem sido o melhor caminho para realizar a adequação da instituição.
Mas para que isso ocorra é necessário vencer os obstáculos que consequentemente surgirão pelo caminho, pois a proposta de mudanças de rotinas e procedimentos em um hospital pode levar não aceitação e resistência por parte de alguns colaboradores, uma vez que é natural que o novo cause estranhezas, medos e inseguranças.
O objetivo deste trabalho é fornecer uma revisão sobre este tema e procurar conhecer quais fatores levam a resistência a mudanças e como implantar mudanças nos hospitais de forma a evitar o comportamento de resistência e na ocorrência deste comportamento, o administrador possa ter ferramentas que ajudem a lidar com o problema e sená-lo.
Como resultado esta revisão bibliográfica identificou que o planejamento da mudança é indispensável, o envolvimento e participação da equipe são peças-chaves para que cada profissional tenha o conhecimento da proposta, visualize a importância da mudança proposta e assim compreendendo corretamente a nova proposta de trabalho, passe a aceitação e participação ativa em todo o processo de mudança.
ABSTRACT
The modern globalized world has undergone numerous transformations, the changing social, economic, political and technological occurring induce hospitals to adapt to these processing conditions so as to enhance a competitive position and prepare for the future andnot fall into the stale and consequent failure to reach.
For this