AUDITORIA EM SISTEMAS DE SAUDE
Os hospitais são organizações dotadas de alto índice de especialidades, departamentos e profissionais, não podendo, desta forma, funcionar efetivamente sem que haja uma eficiente coordenação interna, autodisciplina, motivação e gestão eficaz. Neste sentido esta monografia objetivou analisar e demonstrar a necessidade da auditoria em hospitais, demonstrando a aplicação, conceito, importância, classificação e eficácia, a fim de aumentar a lucratividade e diminuir os desperdícios e retrabalho.
Palavras-chave: Planejamento; Hospitais; Auditoria
ABSTRACT
The study realized at the Curitiba…………………………………………………………...
………………………………………………………………………………………………
Key-words: Planning;
1 INTRODUÇÃO
Atualmente muito tem se discutido em relação às questões estratégicas no gerenciamento e controle de organizações de saúde, e seus processos de gestão. A partir da crescente preocupação de organizações/fontes pagadoras de serviços de saúde com a otimização dos recursos destinados ao financiamento das ações em saúde, se estabelece uma nova especialidade para os profissionais de saúde: a Auditoria em Sistemas de Saúde.
A Auditoria Médica consiste na revisão, perícia, intervenção ou exame de contas de serviços ou procedimentos (MOTTA, 1992) prestados por organizações prestadoras de serviços de saúde. É realizada por auditores ligados a uma organização/ fonte pagadora que é responsável pelo pagamento destas contas. É uma atividade de avaliação independente e de assessoramento na administração de planos de saúde voltada para o exame e análise da adequação, eficiência, economicidade e qualidade de prestadores de serviços, com observância de preceitos éticos e legais.
A necessidade das organizações/fontes pagadoras tornou o processo de auditoria médica, extremamente minucioso, trazendo à tona, as discrepâncias do que é cobrado para o que é realmente utilizado ou necessário. Com o apuramento do processo de auditoria,