Relatório
Relatório de zoologia III
“Morfologia externa da barata”
Autores: Jennifer Cristine da Rosa Silva
Turma: AA
Junho, 2013
Blattodea é uma ordem de insetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies – menos de 1% – são consideradas sinantrópicas (vivem próximas às habitações humanas). O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular,do tipo opistognata (boca voltada para baixo e para trás) com peças bucais mastigadoras, antenas longas e filiformes (finas, em forma de fios).
Geralmente possuem dois ocelos, células sensoriais revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo óptico, que detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagens. Possuem olhos compostos, formados por unidades denominadas omatídeos. Apesar disso, as baratas são praticamente cegas, mas suas antenas são bastante poderosas e podem detectar vibrações, mudanças de temperatura e umidade. As antenas são formadas por três partes: o primeiro segmento recebe o nome de escapo, o segundo, pedicelo, e os segmentos restantes, flagelo.
Possuem no tórax três pares de pernas ambulatórias (utilizadas para locomoção) e, quando presentes, dois pares de asas, que podem cobrir o abdomen. Nas espécies sem asas, em geral, as fêmeas é que são ápteras (não possuem asas). O abdomen geralmente apresenta 10 segmentos, contendo os principais órgãos vitais, sendo que há um par de cercos (extensão lateral do corpo) para ambos os sexos, com a função olfativa. Além disso, os machos são menores do que as fêmeas.