Semiologia e Semiotécnica
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA
MAIRA PEREIRA DA SILVA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: RESUMO
RAFAEL TAVARES DA SILVEIRA SILVA
NATAL, RN 2014
A humanização das relações e do cuidado ao ser humano, no ambiente hospitalar, é uma preocupação dos profissionais da saúde. Este estudo tem como objetivo apresentar alguns questionamentos e subsídios, para que se possa repensar as relações e os valores éticos no processo do cuidado. É possível criar condições e encontrar estratégias para maior ressonância e viabilidade da humanização que, sem dúvida, perpassa pela compreensão do significado da vida do ser humano. Sob esse enfoque, sugerimos alguns caminhos que levam as discussões interdisciplinares, sobre a padronização, dos serviços, a formação e o biopoder dos profissionais, envolvendo, invariavelmente, os usuários das instituições hospitalares. Além da eficiência técnico-científica, os caminhos apontam também para a prática da sensibilidade e da solidariedade humana.
Humanizar o ambiente hospitalar não é uma técnica, ou uma arte e muito menos um artifício, é um processo vivencial.
Humanização no ambiente hospitalar é um processo pessoal, interpessoal e institucional prioridade: Valorizar a dignidade do profissional de saúde e do usuário (Paciente).
Relações humanas no trabalho da equipe de enfermagem
O profissional de enfermagem busca constantemente capacitar-se à prestação do cuidado de saúde ao ser humano-paciente-cliente, à realização e aperfeiçoamento de tecnologias e procedimentos que promovam