Oioio
Disciplina: Processo de Cuidar em Enfermagem IV
Professora: Valdemira Dagostim
Acadêmica: Vanessa Liberato Machado Fernandes
4ª Fase de Enfermagem
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
A administração de medicamentos em um organismo humano, exigem muitos cuidados e atenção por parte do profissional responsável por tal.
Abaixo estão os cuidados que devem ser tomados na administração de qualquer medicação, por qualquer via:
Toda prescrição de medicamento deve conter: data, nome do paciente, registro, enfermaria, leito, nome do medicamento, dosagem, via de administração, freqüência, assinatura do médico. Todo medicamento a ser administrado deve ser prescrito pelo médico.
Ao preparar a bandeja de medicamentos, fazer atentamente, sem conversar. Ter sempre à frente a prescrição médica. Ler o rótulo quantas vezes forem necessárias, para certificar-se que está com a medicação correta. Nunca administrar medicamento com rótulo ilegível, sem rótulo ou vencido. Sempre que possível, ‘abrir’ os medicamentos em frente ao paciente. Não tocar com a mão em comprimidos, cápsulas, drágeas, pastilhas. Identificar a seringa ou frasco via oral: quarto, leito, via nome do medicamento. Identificar o paciente antes de administrar o medicamento, solicitando o nome e certificando-se da exatidão do mesmo, pelo prontuário. Lembrar dos cinco certos: paciente certo, medicamento certo, dose certa, hora certa e via certa.
Devemos sempre prestar muita atenção, na hora da preparação da medicação pois estamos lidando com a importância de um bem estar para o paciente um bem para a melhora do mesmo.
ENTERAL
• Sublingual
Semiologia: A medicação é colocada sob a língua e absorvidos pela mucosa oral, agindo rapidamente, devido á abundante vascularização da mucosa oral, obtendo efeito local ou sistêmico.
Lavar as mãos, verificar a medicação. São colocados embaixo da