O estado do tapajós: os prós e contra de sua criação
FACULDADE DE ITAITUBA – FAI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
O Estado do Tapajós: os prós e contra de sua criação
JOSIANE DE LIMA SANTOS
ITAITUBA - PA
NOVEMBRO/2010
JOSIANE DE LIMA SANTOS
O Estado do Tapajós: Os prós e contra de sua criação
Projeto de pesquisa requisitado pela Faculdade de Itaituba – FAI, no curso de Administração de Empresas, orientado pelo Prof. Msc. Francisco Claudio de S. Silva como requisito parcial de avaliação.
ITAITUBA - PA
NOVEMBRO/2010
1 - INTRODUÇÃO
Nas duas últimas décadas, vem sendo alimentada a idéia de divisão do Estado do Pará. Tal idéia justifica-se pela dimensão geográfica dessa região. No objetivo de melhor e atender os favoráveis e desfavoráveis argumentos à criação do Estado do Tapajós, elaborou-se o presente projeto de pesquisa o qual versará sobre essa idéia.
2 - PROBLEMÁTICA
Há algumas décadas vem sendo divulgado a idéia de divisão do Estado do Pará e os opositores a essa divisão, argumentam que esse processo geraria gastos desnecessários para a União e que essa proposta é uma estratégia política, pois três novos cargos de senadores e oito de deputados seriam proporcionados para cada um desses novos estados. Outro aspecto negativo alegado refere-se à economia dessas novas unidades federativas, visto que a região de Tapajós possui grandes áreas florestais, sendo proibido o desmatamento, além de reservas indígenas e áreas de conservação integral. As longas distâncias amazônicas, associadas à baixa presença do poder público, mostram como o exercício da vida cívica pode ser uma tarefa bem mais complicada do que imaginam os que vivem nos grandes centros urbanos do país. Para as populações ribeirinhas do Oeste do Pará, por exemplo, atividades como ir até um cartório ou mesmo ter acesso a determinado órgão do poder público pode requerer dias de deslocamento.
1. Será que a grande