O papel da Universidade
Aluno: Antonio Carlos Ferreira Junior Matrícula: 1063588
Professora: Joyce Mayumi Shimura Data: 11 / 06 / 2013
O papel da universidade
As universidades representam a maior parte da capacidade profissional da vida de um estudante. Além de ser o caminho para a formação profissional teórica, as universidades estão, em parcerias com outros institutos educacionais, trabalhando o profissionalismo prático de seus alunos, ou seja, criando programas de aprendizagem e treinamento educacional com atividades comuns ao do dia-a-dia na vida de um trabalhador.
“O conhecimento científico pode ser entendido como o acúmulo de informações de cunho intelectual, como o domínio (teórico ou prático) acerca de um assunto, científico ou não” (OLIVEIRA NETO, 2004, p.19). Esse conhecimento é elevado além das salas de aula sendo colocado em prática todo o conhecimento teórico além de, possibilitar mudanças ou descobertas de novos conhecimentos científicos, conforme o trecho abaixo,
A pesquisa hoje ocupa um lugar privilegiado na vida de todos os envolvidos no meio acadêmico, em especial aqueles que estão se dedicando à docência ou cursando uma pós-graduação. Ela está presente na sala de aula, na dinâmica do ato educativo, que transcende a relação professor-aluno e se estende à sociedade que, por sua vez, se faz presente nessa relação (OLIVEIRA NETO, 2004).
O trecho acima confirma a eficácia do estudo teórico em harmonia com a prática. Sabe-se que os novos conhecimentos científicos é que regem as inovações tecnológicas sendo essas o setor empresarial que mais cresce nas últimas décadas, pois segundo Jung (2004), as inovações tecnológicas proporcionam a otimização de operações individuais e coletivas do homem, reduzindo consideravelmente o esforço humano.
Com profissionais cada vez mais aptos a explorarem o universo da ciência