O papel da mídia na sociedade
O termo mídia foi introduzido no Brasil na década de 70, a partir do aportuguesamento, pelo jornalista Paulo Francis, da palavra inglesa “media”, que designava a função, o profissional, a área, o trabalho de mídia ou o ato de planejar, desenvolver, pensar e praticar mídia, nas agências de jornalismo. A palavra passou a se referir à grande imprensa, que abriga os grandes veículos com reconhecida influência na população e nos governos. E, mais tarde, passou a ser utilizada para designar os meios de comunicação em geral.
A mídia tem a função de informar a população sobre os problemas mais presentes na sociedade, ser um instrumento de uso público, resgatar a cidadania por meio da informação, formar cidadãos conscientes e críticos. Mas principalmente, o papel da mídia é ser leal com o seu público. Sendo assim, a parcela de colaboração da mídia na construção e formação política e cultural da sociedade é relevante. Afinal, a mídia atinge a maioria. Hoje é possível acompanhar os principais fatos que acontecem no mundo sem sair de casa, seja o fato ocorrido na China, na África ou nos Estados Unidos. A parte jornalística está cada vez mais presente na realidade de todos.
No presente trabalho, abordaremos os aspectos positivos e negativos da mídia e as conseqüências do bom e do mau uso desse instrumento de informação.
DESENVOLVIMENTO
A imprensa é de fundamental e de significativa importância para a comunicação dos principais acontecimentos mundiais. Sem a mídia, seriam inviáveis os nossos modelos econômicos e políticos atuais. Ela tem importância vital na fiscalização da máquina estatal e das ações dos agentes públicos, quando resume de forma conexa os maçantes dados fornecidos pelo governo por meio dos sites estatais de informações e quando opina, de forma lógica e concisa, sobre certos programas governamentais.
No campo econômico, ao fazer análises do mercado financeiro e noticiar informações do globo inteiro, a mídia aponta os melhores caminhos para os