as áreas urbanas
Geografia A
Introdução
Neste trabalho vou falar de algumas dinâmica interna das áreas urbanas, falar das suas diferenças em relação às áreas rurais, algumas das suas competências, os seus problemas e as vantagens.
Vou desenvolver estes aspetos, e relacioná-los com a matéria dada, tentado integrar os conceitos adequados e relacionar os parágrafos com gráficos e noticias respetivamente.
Geografia A
Espaço rural e espaço urbano O 1º parágrafo que escolhi é da página nº 75, passo a citar:
“A ocupação do território confere à paisagem características que permitem fazer diferenciações espaciais. Uma distinção comum opõe o espaço rural ao espaço urbano, entendendo-se este ultimo como o espaço onde o solo é predominantemente ocupado por áreas residenciais e por actividades dos sectores secundário e, sobretudo, terciário, nas quais se ocupa a grande maioria da populaça activa.”
A escolha deste parágrafo deve-se sobretudo a grande diferenciação do modo de vida da população, onde nas áreas urbanas as caraterísticas do espaço são completamente diferentes das da área rural.
A vida urbana é uma vida completamente industrializada e mecanizada, tudo é acessível e a população tem caraterísticas muito diferentes da população rural, como o stress que a vida urbana causa. No espaço urbano existe um maior desenvolvimento do comércio e de actividades turísticas, um alargamento dos serviços, mas contrariamente tem alguns aspetos negativos como, a poluição, a falta de espaços verdes, o congestionamento quer de veículos quer de peões, estes são alguns problemas que o espaço rural não sofre, as pessoas são conhecidas e a vida é mais pacata.
Geografia A
Notícia tirada de Correio da Manhã:
“Em 2008, e pela primeira vez, metade da população mundial viverá em cidades. Relatório ontem divulgado pelas Nações Unidas prevê risco de urbes marcadas por conflitos armados, favelas, falta de água e alterações