O papel da mulher no mercado de trabalho
QUALIDADE DE VIDA
Artigo original
Factory Women Workers: Household life and quality of life
RESUMO
A qualidade de vida no trabalho deve compreender um conjunto de fatores tais como segurança, conforto, lazer, plano de cargos e salários, possibilidades de ascensão funcional, satisfação, além da garantia de desenvolvimento e capacitações pessoais e profissionais.
Este artigo tem por finalidade abordar a qualidade de vida da mulher operária na interface do cotidiano doméstico e do trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico com acompanhamento de dez mulheres de uma indústria de calçados em Sobral - CE identificadas inicialmente no ambulatório de uma unidade de saúde. Os dados foram coletados por meio de observações participantes registradas em diário de campo e de um roteiro de entrevista semi-estruturada, ambas realizadas por ocasião de visitas domiciliares.
Verificou-se que, mesmo submetidas a condições estafantes, privando-se de tempo para se dedicarem a si próprias e às suas famílias, essas mulheres afirmam gostar do trabalho que realizam na fábrica. Pelo trabalho elas se sentem remuneradas, valorizadas, úteis e beneficiadas, sentimentos esses que não encontram no trabalho doméstico, este tido como uma obrigação, um trabalho invisível que ninguém valoriza e que não traz recompensas.
Conclui-se que estes fatores interferem na qualidade de vida dessas mulheres.
Maristela Inês Osawa Chagas ( 1 )
Maria de Fátima Cardoso
Marques ( 2 )
Maria Grasiela Teixeira
Barroso(3)
Descritores: Mulher; Trabalho; Qualidade de Vida.
ABSTRACT
Working quality of life must involve a set of factors such as safeness, comfort, leisure, employment and wage project, functional ascension possibilities, satisfaction, besides individual development and qualification guarantees. This study aimed at approaching the factory women workers’ quality of life in the threshold of everyday life and work. It was an