O papel da mulher no mercado de trabalho
O papel das mulheres no mercado de trabalho tem mudado constantemente nos últimos anos. Por questões sociais e puramente preconceituosas, as mulheres ocupavam apenas cargos secundários no mercado e com isso não tinham acesso a bons salários e carreiras de sucesso. Porém, para o bem do mercado e da sociedade, hoje as mulheres ocupam altos cargos e concorrem com homens pela gerência, diretoria e presidência de grandes empresas do mundo corporativo.
No setor da TI, por exemplo, o número de usuários do sexo feminino que utilizam o Portal CEVIU cresce a cada ano. Em 2006, 24% dos usuários do CEVIU eram mulheres e em 2010 esta porcentagem chegou a quase 30%. A tendência é que nos próximos anos o equilíbrio entre homens e mulheres no setor da informática seja ainda maior, o que fortalece ainda mais este mercado.
Além de terem novos papéis na economia ao ocuparem áreas antes dominadas por homens, as mulheres hoje também assumem cargos importantes em grandes empresas e multinacionais. Exemplos disso podem ser facilmente encontrados no mercado. Sylvia Coutinho é formada em Engenharia pela USP e com MBA pela Columbia University de Nova York e atualmente ocupa o cargo diretora executiva do banco HSBC para a América Latina. Sylvia ocupa uma posição de grande importância na tomada de decisões estratégicas do banco, mas nem por isso está livre do preconceito. Ela revela que já passou por situações constrangedoras como a de estar em um evento e as pessoas acharem que seu marido era quem ocupava o cargo de diretor executivo da empresa. Porém, por mais que ainda existam resistências isoladas em relação a seu papel no mercado, o cenário nunca foi tão equilibrado e promissor no que diz respeito à presença das mulheres neste ambiente.
De fato, o que interessa hoje para as empresas, não é o sexo de seus funcionários e colaboradores, e sim sua