O papel da mídia na sociedade atual
Mídia: Influenciar ou informar a população?
O principal papel da mídia é informar a população sobre os problemas que assolam a sociedade. Ser um instrumento público, informar sobre os acontecimentos na política, lazer, saúde, educação, segurança, esporte e cultura. Esse deveria ser o objetivo da mídia brasileira, transmitir informação e por questões éticas, ser imparcial e buscar apurar os fatos de todos os lados. Mas atualmente, os fatos vêm sendo omitidos em função do privado.
A mídia é composta por vários meios de comunicação: cinema, rádio, televisão, jornais, revistas, internet, entre outros. Tudo que for utilizado para transmitir informação a um número considerável de pessoas, pode ser tratado como mídia. E o objetivo da mídia é informar a população sobre os problemas que atuam na sociedade. Porém, nos dias atuais, as mídias estão se preocupando mais em transmitir notícias midiáticas, que tem uma repercussão maior na população, ou seja, notícias polêmicas e trágicas. Pois assim, é possível obter um lucro maior.
Apesar da mídia levar em conta seus interesses particulares e ferir uma questão ética, na qual deveria ser sempre imparcial e ser instrumento público de informação, essa, por sua vez, também é muito utilizada para denunciar as podridões do governo, as insanidades públicas, a violência na sociedade, e mostrar também, que está do lado do cidadão.
A mídia pode influenciar muito na vida de alguém, seja a partir da informação que recebe até a roupa que compra. Por exemplo, quando é anunciada uma notícia, muitos não se preocupam em buscar outra fonte de comunicação para comparar as informações, e isso acaba influenciando direta ou indiretamente na opinião do receptor. E assim acontece com as propagandas, que acabam estimulando e influenciando o consumo dos produtos anunciados nos meios de comunicação.
Sendo assim, a mídia cuja, finalidade inicial era informar, hoje é também entreter, divertir, e distrair o