asdfghjkl
A ciência
Trabalho 1º Tema do 3º Módulo
Trabalho realizado por:
Ana Sofia Pereira 11F
Nº3
Surgimento da Ciência no período do Renascimento
Na transição entre a mentalidade medieval europeia, marcadamente contemplativa e submissa às inquestionáveis verdades da fé, e a mentalidade moderna, com a volta da racionalidade para o entendimento do mundo, surge um movimento artístico e científico denominado Renascimento (séculos XV e XVI). Esse movimento criou a base conceitual e introduziu valores que permitiram a revalorização da razão e o advento da ciência moderna no século XVII.
A ciência está tão fortemente implementada nas nossas vidas que dificilmente nos imaginamos a viver sem ela.
Quase tudo o que nos rodeia atualmente é fruto da investigação científica. Fazemos uso do resultado prático da ciência sem que para isso tenhamos conhecimento dos princípios que estão por detrás dela.
Mas o que é realmente a ciência? O que faz uma descoberta ou um estudo ser considerado de carácter científico?
A ciência é algo que se atinge através da teorização de problemas e da experimentação, mas apenas a experimentação pode validar um facto como sendo cientificamente correto, este facto permanece válido até que outro experimento prove/demonstre o contrário. O grande desenvolvimento da ciência começou na Europa nos séculos XIX e XX.
Um dos temas que proporcionou muitos debates ao longo da história foi a dinâmica do Sistema Solar. O interesse em compreender os movimentos dos corpos celestes gerou muitas observações, pesquisas e teorias religiosas e científicas sobre esse fenômeno.
Por volta de 350 a.C., na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas ficavam girando em torno dela. Posteriormente, no século II d.C., o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico.