o que é fato social
A INCLUSÃO E A SOCIEDADE ESCOLAR
O fato social abordado é a inclusão de crianças portadoras de deficiências na escola, e tal fato quando não discutido, quando não dialogado com seriedade, algumas crianças não entendem as necessidades do próximo e acabam cometendo de certa forma uma discriminação, ou seja, exclui essa pessoa do seu meio de convívio.
Hoje as escolas são obrigadas a aceitarem e fazer a inclusão dessas crianças “especiais” devem serem inseridas em todas as atividades, proporcionar a elas um ambiente acessível a apoiá-las na sala de aula, onde algumas necessitam de cuidadoras para as ajudarem a se movimentar a realizar determinadas tarefas.
Mas infelizmente algumas famílias ou até mesmo nas escolas não deixam claro o que são essas deficiências e sejam elas mentais, físicas, auditivas e etc. Elas precisam entender que se de alguma essas crianças são “diferentes”, não significa que não têm o direito de se socializarem, de conversar com crianças “normais”, precisam entender que somos todos iguais e precisamos apoiá-las, pois se para nós que não temos nada é difícil compreender essas pessoas, agora imaginar o quanto deve ser difícil conviver com essa deficiência todos os dias.
Entretanto, as escolas precisam proporcionar um estudo mais dinâmico sobre essas deficiências para que não haja discriminação, e não é só na escola, as famílias precisam conversar mais em casa com suas filhos, para que desde pequenos saibam respeitar as limitações do próximo seja ela deficiente ou não. É preciso mais do que nunca educar desde bem pequenos, para que cresçam conscientes de que nem todo mundo é “normal”, e que existe as diferenças e se existe alguém diferente, basta respeitar, pois “ser diferente é normal”.