Uma secretária de futuro
CURSO DE PEDAGOGIA – SEMINÁRIO INTEGRADOR III
KÁTIA DUARTE ABREU VALADARES
AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
POMPÉU – MG
2012
KATIA DUARTE ABREU VALADARES
AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
Trabalho apresentado a disciplina Seminário Integrador III, do Curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
POMPÉU – MG
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 3 Mídias na Educação 3 CONCLUSÃO 3 REFERÊNCIAS 3
INTRODUÇÃO
Ao longo da história a educação vem sendo debates de diversos estudiosos, e com o avanço tecnológico e criação das diversas mídias os professores a cada dia possuem um campo vasto de metodologias e de instrumentos pedagógicos que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
Basegga (1997) coloca que o ambiente escolar deixou de ser um lugar privilegiado, sacralizado de acesso à informação e ao conhecimento, passando a ser um espaço onde o aprendente desenvolve a capacidade de interrelacionar informações construindo e reconstruindo conhecimentos.
Tal pensamento colocado pelo autor nos remete ao construtivismo, onde fica claro hoje que a criança, o adolescente e o indivíduo estão em um processo constante de aprendizagem e crescimento, deixando de ser um agente passivo no processo de aprendizagem e tornando-se ativo. A partir de tal entendimento é que as mídias, televisão, rádio e hoje principalmente a internet vem sendo centro de inúmeras discussões na área da educação. Fica a pergunta: Como utilizar as mídias dentro do processo de aprendizagem?
Para Melo et al (2009) as tecnologias de informação e comunicação, no decorrer da história, tem apoiado e resignificado os diferentes processos de aprendizagem, ao mesmo tempo em que são influenciadas por estes processos.
Tal colocação proposta por Melo e colbs deixa bem claro que, dentro do processo educacional a realidade deve