O papel da leitura na construção pessoal e profissional do aluno
PAULA MAIARA FERNANDEZ
O PAPEL DA LEITURA NA CONTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ALUNO
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE
08/2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
PAULA MAIARA FERNANDEZ
O PAPEL DA LEITURA NA CONTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ALUNO
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio-Educação Especial, No curso de Pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba. FACINTER.
Tutor Local: Adriana Alberton de Pieri
Centro Associado: Pato Branco-Pr
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE
2012
TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA
Tendo em vista a distância cada vez maior dos jovens e adolescentes da leitura, devido, principalmente, à tecnologia atual que oferece muitas outras opções mais atrativas do que a prática da leitura em sala de aula, surge o apelo a novas formas de atrair a atenção dos estudantes a essa prática tão indispensável que além de desenvolver o senso crítico, auxilia o raciocínio, traz maior riqueza cultural e constrói cidadãos ativos e participantes política e socialmente.
A competitividade de mercado acabou por conquistar e alienar os jovens e adolescentes através de estratégias superestruturadas, enquanto que a escola e os livros foram se tornando ultrapassados e não acompanharam essa disputa por espaço.
Neste contexto, as instituições de ensino, tanto públicas como particulares, têm um grande desafio pela frente que é o de reconquistar e trazer novamente os jovens à leitura. O objetivo maior das empresas que já adentraram pelos portões das escolas há muito tempo é o de maximizar o seu resultado, ou seja, os seus lucros, e na predominante maioria das vezes sem se preocupar com as conseqüências. Daí a dificuldade enfrentada pelas instituições de ensino, que estão deixando de ser a base de formação dos cidadãos e passam a ser ignoradas pela maioria.
A realidade constatada no presente exige e implora por fórmulas e estratégias que agreguem benefícios imateriais, pessoais,