Logística magazine luiza
As empresas brasileiras enfrentam bastantes dificuldades com a logística por questões de precariedade nas estradas, decadências nos portos e caos na viação. Perante a estes fatos e na tentativa de minimizar custos, manter qualidade e satisfação dos seus clientes, as organizações tentam suprir as suas necessidades usando estratégias de planejamento, controle e eficiência e eficácia dos serviços prestados.
Foi pensando nestas questões que escolhemos a empresa Magazine Luiza para relatar as estratégias adotadas para se manter no mercado e ser uma organização de sucesso e com uma carteira de muitos clientes.
Uma empresa familiar que leva o nome da dona. Foi assim que o Magazine Luiza consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional. Durante os seus 50 anos, a rede já festejou muitas conquistas até se tornar a terceira maior do varejo brasileiro.
A história da rede, que desde 1992 atua sem nenhum prejuízo, e foi a pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e é conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suas lojas. O segredo do sucesso da empresa é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro do negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social.
Com destaque nas estruturas utilizadas na estratégia de estocagem, usando-se das vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, utiliza de porta paletes(montantes de 2,10m x 9,10m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro. A opção de fornecedor de estruturas porta paletes e estanterias foi a Mecalux, que apresentou melhor custo-benefício em relação às concorrentes.
A principal vantagem da verticalização está na otimização do espaço aéreo disponível, atendendo às necessidades da empresa, focando otimização do espaço, produtividade e possibilita flexibilidade para as sazonalidades de demanda.
Sobre as estratégias de