O papel da cipa no ambiente de trabalho e na saúde do trabalhador
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
O PAPEL DA CIPA NO AMBIENTE DE TRABALHO E NA SAÚDE DO TRABALHADOR
ORDEM DA APRESENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO (ROSINALDO) 2. OBJETIVOS (TAMILLY) 3. DA CONSTITUIÇÃO (TAMILLY) 4. DA ORGANIZAÇÃO (DÁRCIO) 5. DAS ATRIBUIÇÕES (CARLA) 6. DO FUNCIONAMENTO (LUIS CARLOS) 7. DO TREINAMENTO (THOMAS) 8. DO PROCESSO ELEITORAL (LUAN) 9. DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS (PABLO) 10. CONCLUSÃO (THOMAS)
15 de Maio Macapá-AP 2012
INTRODUÇÃO-ROSINALDO
O presente trabalho aborda a importância de se preservar o maior patrimônio dentro da cadeia produtiva, que é o próprio trabalhador, e Conforme determina a NR 5 as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem constituir CIPA por estabelecimento e mantê-la em regular funcionamento.
A preocupação em relação ao acidente pode ser encontrada nas fases mais remotas da história da sociedade humana, do mesmo modo pode-se dizer do acidente do trabalho, que está relacionado com o desenvolvimento das relações de trabalho. As populações foram desenvolvendo-se e o trabalho que inicialmente era rural e artesanal, e realizado para ser utilizado como meio de sobrevivência e de auto-realização começou a sofrer transformações, principalmente nas suas relações e estruturas, deixando de ser baseado nas estruturas feudal e artesanal para transformar-se no trabalho mecanizado e industrial.
CONTEXTO HISTÓRICO-ROSINALDO
Surgimento no mundo
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, em decorrência da chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, bem como da