CIPA
Colégio Rocha Marmo
São Paulo
O PAPEL DAS ASSESSORIAS NA CIPA DAS EMPRESAS.
Colégio Rocha Marmo
São Paulo
2010
RESUMO
Quando uma empresa contrata outra para a implantação de uma CIPA, ela espera que o serviço seja feito com qualidade. Porém, a qualidade mais esperada é a rapidez com que isso tudo acontece, e principalmente a aceitação por parte da contratada em acatar em primeiro plano as exigências da contratante, para só depois cumprir as exigências legais.
É o que veremos ao longo desse trabalho. Será que vale a pena cumprir as vontades das contratantes por mais ilícitas que sejam, e assim manter o cliente contente?
Palavras-Chaves: CIPA; SESMT; CONTRATAÇÃO; ASSESSORIA
LISTA DE ABREVIAÇÕES
AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes
CNAE – Classificação Nacional das Atividades Econômicas
DOU – Diário Oficial da União
EPI – Equipamento de Proteção Individual
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
NR – Norma Regulamentadora
OIT – Organização Internacional do Trabalho
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
1. Introdução
Essa pesquisa pretende mostrar qual é efetivamente o papel exercido por empresas que prestam assessoria na área de medicina e segurança do trabalho, especialmente na montagem da CIPA de suas contratantes. A perspectiva é vista por parte do contratado para seu contratante, que por sua vez, por não ter a cultura em medicina e segurança do trabalho e nem a exigência legal de manter em sua empresa um profissional da área, busca facilidades e caminhos mais rápidos para manter sua CIPA em dia, porém nem sempre exercendo seu verdadeiro objetivo que é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e