recupera o 6 semestre 2015 2
RESUMO
Este trabalho descreve sobre a importância da CIPA dentro da empresa. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes visa a saúde do trabalhador e diminuição de acidentes de trabalho. Tal abordagem se faz necessária devido ao grande número de acidentes de trabalho. No Brasil ocorrem aproximadamente 410 mil por ano, e que matam 3 mil brasileiros. O objetivo deste trabalho é estudar as principais atribuições da CIPA para o empregador e também o empregado. Este propósito será conseguido a partir de pesquisa bibliográfica. Os resultados esperados com a CIPA são reduzir o número de acidentes, prevenindo de forma consciente os colaboradores e reduzindo os custos da empresa.
PALAVRAS CHAVE: CIPA, saúde do empregado, acidente zero.
INTRODUÇÃO
Acidente zero! Essa é uma meta que deve ser alcançada em toda empresa.
Com a redução dos acidentes poderão ser eliminados problemas que afetam o homem e a produção. Para que isso aconteça, é necessário que tanto os empresários (que têm por obrigação fornecer um local de trabalho com boas condições de segurança e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados) como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever com menor perigo possível para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade preventiva.
Prevenir quer dizer ver antecipadamente; chegar antes do acidente; tomar todas as providências para que o acidente não tenha possibilidade de ocorrer.
Para atingir essa mentalidade prevencionista é necessário saber ouvir, orientar e estar ciente de que é a melhor a se fazer.
DESENVOLVIMENTO
A comissão interna de prevenção de acidentes ou CIPA é determinada por lei que toda instituição que tenha trabalhadores possua. A comissão que tem como objetivo promover e manter a saúde e evitar as doenças decorrentes de maneira que