O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIAN A
ACADEMICAS:RAQUEL MILANI E SABRINE SILVESTRIN
CURSO : PEDAGOGIA 5° FASE NOTURNO
PROFESSORA :LISAURA BELTRAME
AÇÃO PEDAGÓGICA II
O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
INTRODUÇÃO
Brincar e desenhar são atividades fundamentais da criança,é através disso que a criança fala,pensa e elabora sentidos para o mundo.
Brincando de casinha,médico,escolinha,etc;a criança se relaciona com seus companheiros,partilhando e dando sentido a vida.É através do desenho,ela fala de si e do mundo.
CONCEPÇÃO DE PIAGET
Ao brincar a criança satisfaz alguma necessidade. Qual?
O que leva a criança a brincar?
Para Piaget,a brincadeira é uma assimilação quase pura do real.Ela sente necessidade de adaptar-se ao mundo social dos adultos.´´a brincadeira é indispensável ao seu equilíbrio afetivo e intelectual que possa dispor de um setor de atividade,cuja motivação é a assimilação do real ao eu,sem coação nem sanções``.(Piaget e Inhelder)
Ou seja é uma atividade que transforma o real por assimilação em razão dos seus interesses afetivos e cognitivos.As crianças,mais do que repensar,necessitam reviver os acontecimentos,para isso recorrem ao simbolismo direto da brincadeira.
O brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura.
CONCEPÇÃO DE VYGOTSKY
Também defende o ` uso` brincadeira no desenvolvimento das relações sociais da criança com o mundo adulto.Pois a criança passa a se interessar por uma esfera mais ampla,e sente a necessidade de agir sobre ela e