O papel da arte na educação
“Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. (BARBOSA, 2003, p.18)”
Desde o inicio da humanidade o homem teve necessidade de se expressar artisticamente, deixando a sua marca no mundo. Mas que habilidade e competência podem ser desenvolvidas no individuo por meio da arte e que irão, de certa forma defini-lo.
Essa capacidade de leitura do mundo influencia o processo de formação de identidade, na medida em que permite ao individuo se reconhecer na cultura ou se definir em oposição a ela.
Para um artista ser considerado, ele precisava ser branco, europeu, fazendo uma arte com materiais nobres, onde é que entra justamente a questão multicultural, que é o sentido de valorizar em todas as culturas esses aspectos.
Ser multicultural consiste apenas na constatação da existência de múltiplas culturas. Já a interculturalidade pressupõe o intercambio entre as culturas. A arte desenvolve no individuo não só a percepção visual como a capacidade de simbolizar e dar significado para as coisas. A arte é uma possibilidade de criar mundo, realidades diferentes.
O movimento de Arte/educação como cognição se impõe no Brasil. Através dele se afirma a eficiência da Arte para desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipótese e decifrar metáforas.
De acordo com dados do IBGE, 92% dos brasileiros nunca foram a um museu e 93,4% dos brasileiros jamais frequentaram uma exposição de arte. Seja pela falta de oportunidade, seja pela falta de interesse.
O ensino de arte desempenha papel importante na transformação dessa realidade, já que também pode contribuir com a questão da democratização da cultura.
Referencia
BARBOSA, A. M. (Org.)