O Papel Mediador Do Professor No Processo De Ensino-Aprendizagem Da Arte Na Educação Infantil
De Ensino-Aprendizagem Da Arte Na Educação Infantil
O ensino da arte atua no processo de aprendizagem e desenvolvimento, propiciando a criança a compreensão de sua história como ser humano, estimulando e ampliando a sua percepção do mundo e possibilitando a construção da autonomia, da cooperação, do senso crítico, da responsabilidade – aspectos fundamentais para a formação da cidadania e consequentemente, para a construção social.
Para muitos professores de Educação Infantil, a arte não é vista como área de conhecimento, com conteúdo para aprendizagem, sendo utilizada geralmente como exercício motor (cortar, rasgar, pintar, etc.). Ao desconsiderar seus objetivos específicos, o professor acaba fragmentando e simplificando o ensino da arte, optando por estratégias de curta duração. Esse tratamento denota uma negligência aos seus conteúdos e, principalmente, a falta de compreensão de que, assim como nas demais áreas do conhecimento, esta área necessita de um processo sistematizado que proporcione resultados significativos de aprendizagem.
A arte tem a capacidade de mostrar ao homem sua trajetória e “as crianças precisam das artes para capacitá-las a compreender e comunicar-se com os termos de sua sociedade, para que elas possam ter um futuro nessa sociedade” (Efland in CICLO DE PALESTRAS, 1998), atuando de maneira crítica e criativa ao exercerem seu papel nela.
É necessário compreender como a arte e o aprendizado em arte vêm se processando no decorrer da história, dentro de cada corrente teórica. Assim, apontaremos as tendências teóricas que diretamente influenciaram o sistema educacional brasileiro e consequentemente, o ensino da arte.
A criança tem suas próprias ideias, suas interpretações e representações sobre a arte e o fazer artístico, que são cultivadas no decorrer dos anos; ela sofre influência da cultura desde cedo, não somente do meio em que está inserida, como também pelas imagens da TV, revistas em