O Papel da Administração no Meio Ambiente
Com o aumento das industrias, população e das conseqüências causadas pelas mesmas, o tema "SUSTENTABILIDADE" passou a ser tratado de maneira bastante relevante, fazendo parte nas discussões nas reuniões das organizações, e essa preocupação deve ser adotada e implementada com uma mudança de paradigma corporativa, como uma nova consciência, como uma postura responsavelmente ética. Algo tão sério que pode vir a trazer conseqüências para gerações futuras deve ser tratado de maneira mais responsável e cuidadosa, não só por empresas e organizações, mais por todos que necessitam desta sustentabilidade hoje e que necessitaram amanhã
O Papel da Administração no Meio Ambiente e a Preservação por parte dos Seres Humanos
A ameaça ao meio ambiente é uma questão eminentemente ética e depende de uma alteração de conduta. Não podemos encarar a Gestão Ambiental, só como uma exigência e diferencial de mercado, é preciso focar em uma gestão responsável de recursos, evoluindo os processos de produção de recursos naturais, de reciclagem, tratamento de resíduos antes do descarte final, entre muitas outras ações que podem vir a minimizar os efeitos que causam impactos diretos ao meio ambiente.
Além de realizar todas as medidas relacionadas ao processos produtivo, as empresas têm a capacidade de influenciar também, o comportamento do consumidor com relação a estas medidas, não apenas o cliente final, mas também o consumidor corporativo de bens e serviços.
Muitas empresas e organizações tomam medidas preventivas para com o meio ambiente, por se sentirem pressionadas pelo governo, não tendo em mente que estas ações geram resultados mais favoráveis não somente para a sociedade e para as gerações futuras, mais para as próprias companhias, inclusive com ganhos financeiros.
Assim como as empresas, nós seres humanos também devemos nos conscientizar, ou seja, economizar e reciclar, não queimar lixo, economizar água e energia elétrica através de