O papel atual da educação e do educador no desenvolvimento dos alunos
Introdução
A relação ensino-aprendizagem, estabelecida diariamente nas instituições de ensino formal, consiste num objeto de reflexão histórica: desde o Antigo Egito - berço das civilizações – passando por épocas de restrições aos direitos individuais até o período da Globalização, foram distintos os processos educacionais, assim como o contexto histórico e seus vetores determinantes, que fundamentaram as diretrizes do atual estágio da educação. A contemporaneidade da Educação no Brasil, dessa forma, é sistematizada na Lei 9.394 publicada em 1996, intitulada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD).
Nesse contexto, a reflexão sobre a História da Educação Nacional e a obra O Menino e a Caixa se confundem. O debate proposto pela disciplina Estudos Disciplinares II, assim como o arcabouço teórico-metodológico dos conteúdos regulares das disciplinas Educação Ambiental e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, revela a necessidade de um olhar aprofundado sobre o cotidiano das relações de aprendizagem no ensino formal e também sobre o papel desempenhado por cada indivíduo nesse processo.
Assim, pretende-se com esta resenha crítica estabelecer uma relação entre a abordagem proposta pela metáfora existente no conto O Menino e a Caixa e a educação, o seu papel atual no desenvolvimento dos alunos e na postura do educador.
O papel atual da educação e do educador no desenvolvimento dos alunos:
Brevemente, pensando em torno da importância da história da educação, verifica-se que história é uma forma de reflexão e análise que nos permite pensar os acontecimentos do passado com o objetivo de entender o desenvolvimento humano atual e de compreender de que maneira os acontecimentos contribuíram na formação de nossas condições atuais de vida. Além disso, educação que é uma influência intencional e sistemática sobre o ser humano, com o propósito de formá-lo e desenvolvê-lo, a ação genérica e ampla de uma sociedade sobre as gerações jovens