Segunda Guerra Mundial
Causas:
- O sentimento revanchista na Alemanha nazista com relação a derrota na Primeira Guerra Mundial. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar território perdidos na Primeira Guerra. - Foi à ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, a obtenção de poder e recursos materiais. E seriam conquistados, através da guerra. - 1º de setembro de 1939, Hitler coloca em prática seu plano e invade a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra contra Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos.
Grupos
- Aliados: Os Aliados da Segunda Guerra Mundial foram os países que se opuseram as Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. A União Soviética, os Estados Unidos e o Império Britânico eram as principais forças. Já, a Polônia foi o primeiro país aliado, pois sua invasão deu início a Segunda Guerra Mundial na Europa, enquanto o Brasil o único país América Latina a enviar tropas para os campos de batalha europeus.
- Eixo: Os Países do Eixo eram aqueles que reuniam as ideologias autoritárias na Segunda Guerra Mundial, englobando o nazismo e o fascismo.
Foram um dos contendores da Segunda Guerra Mundial. Seus inimigos eram as forças Aliadas. O Eixo dizia-se como parte de um processo revolucionário que visava quebrar a hegemonia plutocrático-capitalista do ocidente e defender a civilização do comunismo.
O Eixo surgiu no Pacto Anticomintern, um tratado anti-comunista assinado pela Alemanha e Japão em 1936. A Itália aderiu ao pacto em 1937.
O Eixo atingiu o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, ocupando grande parte da Europa, África, Ásia e ilhas do Oceano Pacífico. A Guerra terminou em 1945, com a derrota do Eixo e dissolução da aliança. Assim como no caso dos Aliados, a constituição do Eixo foi fluída durante a Guerra, com nações lutando ou não lutando ao longo das batalhas.
Desenvolvimento
- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do