O paciente
Entra na sala de consulta, estende a mão e cumprimenta-me como de costume, rapidamente deita no divã e diz: " Doutora , a senhora parece cansada , e não muito bem humorada" (projeção). Tive um sonho em que eu me via velho, bem velho, e pensei que a morte estava quase por aí". Se trata de um brevíssimo exemplo para ilustrar, resumidamente, alguns dos elementos do texto deste trabalho, eminentemente simples com propósitos de evidenciar aspectos transferenciais e contratransferenciais no processo terapêutico.
Se faz aqui necessário destacar que a psicanálise é muito mais do que o aqui escrito.
Terapeuta: É , ... e o senhor acha que sou eu quem está cansada e mal humorada...cada vez que reaparecem seus sentimentos de frustração vê a todo o mundo desse jeito, me incluindo nessa sua visão do mundo (interpretação da transferência).
Paciente: Bem , é verdade, (irritado) mas será que o senhor não pode estar nem cansado nem mal-humorado? (transferência negativa e resistência).
T.: Está se perguntando se eu, tão velho como seu pai, poderei realmente ajudá-lo?
P.: O senhor sabe que não é tão velho assim. (a transferência muda para um aspecto mais positivo e se corrige o vínculo), e agora vem aí outra vez meu pai, que era um verdadeiro carrasco, não consigo esquecer (regressão).
T.: Agora o