o Ouvido Pensante, cap 1
Murray Schafer
Cap 1: O Compositor Na Sala de Aula
* Primeiro Contato
Modo de abordagem não ortodoxo
Lista /diálogo
Conhecimento a cerca dos interesses musicais dos estudantes
Sobre os gostos musicais: gostos diferentes=personalidades diferentes; “ pessoas gostam apenas do tipo de musica que reflete sua própria personalidade? (...) você pode gostar de mais de um gênero musical , sem ter uma crise de consciência por isso.”
Atividade intelectual, politica,religião,filosofia X manifestação/apreciação artística = processo não cumulativo( a escolha por um nega todos os outros) X cumulativo (novos pontos de interesse, gostar de algo novo não nega o antigo)
Para as artes em geral reconhecemos o fato de que pessoas diferentes tem opiniões e entusiasmos diferentes. Musica não é propriedade privada de certas pessoas ou grupos. Potencialmente, todas as musicas foram feitas para todas as pessoas.
Musica como um possível meio de união.
Do desafio e da proposição de se apreciar musica em sua forma mais pura. Desenvolvendo o gosto musical e a escuta sem pré- julgamentos.
Ser curioso em relação à música.
Para desenvolver o gosto musical é preciso curiosidade (procurar o novo) e coragem (descobrir como você é único – você é um individuo com uma mente e gostos individuais em arte).
*O Que é Música?
Definição de musica que seja útil e viva
“1 aluno: musica é alguma coisa de que você gosta. Schafer: quem é você? O que te da a “você” o direito de definir entre musica e não musica para as outras pessoas?
2 aluno: Musica é som organizado com ritmo e melodia Schafer: a escolha dos elementos de uma música define seu caráter . Intenção do copositor: Organizar. Ritmo organizado ou desorganizado intencionalmente tbm = musica. O som produzido intencionalmente para ser ouvido x som incidental
3 aluno: Musica é som agradável ao ouvido
Schafer: proposta acorde x, gritos, ruidos= trilha sonora= musica
4