o outro lado dos contos de fadas
Antigamente as histórias não eram contadas como as conhecemos hoje. As crianças eram consideradas adultos pequenos e os contos não eram de fadas, com finais felizes, e sim aterrorizantes , com desfechos trágicos .
Os adultos contavam histórias apavorantes para as crianças, com o objetivo de protegê-las dos perigos do mundo.
Os contos de fadas que conhecemos atualmente são adaptações feitas com finais felizes, a partir dos contos originais macabros. Não podemos esquecer que as histórias eram faladas verbalmente e que muito tempo depois foram compilada .
Para serem apropriadas para as crianças as histórias foram modificadas através de contos mais inocentes. Alguns exemplos:
- Alice No País Das Maravilhas, é a história como o nome já diz de uma menina que através de um sonho ela vai para o País das maravilhas onde os sonhos podem se tornar realidade. Mas a história original apresentava uma menina esquizofrênica, reclusa da sociedade, deixada em um sanatório. A moral que transmitia essa história era que não deveria confiar nas pessoas.
- Bela Adormecida. Atualmente sabemos é que a moral é que existe um amor verdadeiro sem limite de tempo. Já o conto original falava que é necessário cuidar-se, pois os príncipes não eram encantados.
- Branca de Neve. Apresenta como moral da história que o bem sempre vence o mal, e o original falava que o destino pode ser muito trágico.
Conclui-se que as histórias antigas, ao invés de ensinar , educando , acabavam aterrorizando as crianças e que os adultos da época não tinham consciência de que estavam contando histórias pesadas e improprias para as crianças. Já as histórias contadas hoje em dia, são para dar esperança e ilusão, para as crianças, uma vida que, apesar das dificuldades terá final feliz.