O oleo de lorenzo
TRICOMONÍASE VAGINALIS
INTRODUÇÃO
A Tricomoníase Vaginalis é uma parasitose causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que representa cerca de 20% das infecções vaginais. Pode ser transmitido através de relações sexuais ou por ambientes contaminados como banheiros e piscinas. A manifestação clínica é variada, sendo que na mulher pode produzir corrimento vaginal amarelado, com odor ativo, viscoso e por vezes espumoso, que surge em média duas semanas após a contaminação. Pode em alguns casos a paciente apresentar desconforto ao urinar, porém em algumas delas pode não haver sintoma. . O processo inflamatório intenso na vagina e no colo do útero pode facilitar a penetração do HIV no organismo. Nos homens que mantêm atividade sexual com essas mulheres não apresentam manifestações evidentes no corpo, mas, com o decorrer de anos, poderão surgir lesões nos testículos, que levam à diminuição do número de espermatozóides, podendo ser causa de esterilidade do casal.
O diagnóstico é feito pela história clínica e pela identificação laboratorial do parasita. O tratamento deve ser feito pela paciente e seu parceiro sexual, para evitar recontaminação. Com esta mesma finalidade, durante o tratamento, as roupas íntimas devem ser lavadas com água sanitária, passadas a quente ou fervidas antes de usar.
Desta forma este trabalho tem como objetivo elucidar e descrever acerca da patologia Tricomoníase Vaginalis, fazendo uma breve discussão sobre o Processo de Enfermagem em pacientes com diagnóstico de T. Vaginalis.
TRICOMONÍASE VAGINALIS
DEFINIÇÃO
Mais de 100 espécies do gênero