Diversos
Curso : Fotografia –
Ansel Adams
Ansel Adams,nasceu em 20 de fevereiro de 1902, na cidade de São Francisco, nos EUA.Em 1916,Adams começa a fotografar com uma máquina oferecida por seu pai.Nessa época,Ansel,já possui a característica que viria a dominar toda a sua técnica de fotografar : a combinação entre o apuro técnico e a admiração pelas paisagens americanas.
E em 1930, finalmente Ansel Adams se dedica a carreira de fotógrafo depois da experiência marcante que teve.Se estilo teve como referencia o fotografo Paul Strand,com quem funda o grupo f.64 juntamente também com Imogen Cunninghan e Edward Weston.
Man Ray
Emmanuel Rudzitsky,mais conhecido como Man Ray,nasceu na Filadélfia (EUA) em 27 de agosto de 1890. Man foi fotografo,pintor,cineasta,desenhista e ilustrador.Mas foi nos anos 20 e 30,que se tornou pioneiro dentro dos movimentos artísticos Dadá e Surrealista.
Depois de fundar o movimento Dadaista na cidade de Nova York com Francis Picabia e Marciel Duchamp,se mudou para Paris, onde se tornou retratista,em fotografia da vanguarda intelectual.
Em 1974,Man Ray dá uma entrevista contando o porque se dedicou a fotografia :
“Fui pintor durante muitos anos antes de me tornar fotógrafo. Um dia comprei uma câmera só porque não gostava das reproduções que os fotógrafos profissionais faziam de minhas obras. Nessa época apareceram as primeiras placas pancromáticas e possibilitaram se fotografar em preto e branco, conservando os valores das cores. Estudei com muita aplicação e depois de alguns meses, me tornei um expert. Meu interesse maior era com as pessoas, especialmente com os rostos. Em lugar de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos, ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava em ficar parecido. Finalmente conclui que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido na imaginação, ou um sonho, ou um impulso