Trabalho de metodologia
Gabriella Karoline Silva Morais
Ao longo da vida, o ser humano adquire conhecimentos, todos eles vitais para sua sobrevivência. Para Aristóteles, o conhecimento só acontece quando sabemos a causa e o motivo dos fenômenos. Desse modo, incorporamos novos conceitos, apropriando-se darealidade. Têm-se então, os diferentes tipos de conhecimento:
- Conhecimento Mitológico (empírico ou popular);
- Conhecimento Teológico;
- Conhecimento Filosófico;
- Conhecimento Científico.
1-Conhecimento Mitológico (ou empírico, popular): É o conhecimento baseado na organização particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das ideias. As informações são assimiladas por tradição, experiências casuais e ingênuas, caracterizado pela aceitação passiva. É obtida ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, adquirida através de ações não planejadas. O homem ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a razão das coisas. Ou seja, não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente, não calcado em investigações.
2- Conhecimento Teológico (ou religioso): Procura explicar os mistérios da existência humana. Baseia-se na fé, na crença e na aceitação de princípios dogmáticos (irrefutáveis e indiscutíveis) ligados à existência de entidades supra-humanas. Preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O Sagrado é explicado por si só.
Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
Características:
-Valorativo (se apoia em doutrinas);
-Inspiracional (revelado pelo sobrenatural);
-Infalível e exato;
-Sistemático, analisa a origem, o significado, a finalidade e o destino;
-Não