Análise comparativa de inventários de nanocristais de celulose obtidos a partir de diferentes biomassas vegetais

2164 palavras 9 páginas
III Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida de Produtos e Serviços
“Novos desafios para um planeta sustentável” 03 a 06 de setembro de 2012
Maringá – PR - Brasil

ANÁLISE COMPARATIVA DE INVENTÁRIOS DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE OBTIDOS A PARTIR DE DIFERENTES BIOMASSAS VEGETAIS
A. C. C. S. BRAID, A. C. CAVALCANTE, E. M. TEIXEIRA, M. F. ROSA, M. C, B. FIGUEIRÊDO Embrapa Agroindústria Tropical. Rua Dra Sara Mesquita, 2270, Planalto Pici, Fortaleza, CEP: 60511110, Brasil.

Nanocristais de celulose são domínios de alta resistência extraídos a partir de fibras lignocelulósicas usualmente utilizados como material de reforço em matrizes poliméricas. Este trabalho analisa comparativamente nanocristais obtidos a partir das fibras de algodão, da casca do coco verde e do bagaço da cana-de-açúcar, considerando a produção de 1g de nanocristais com escopo “do berço ao portão”. Avalia-se qual o consumo de água, energia e a emissão de nutrientes para a água. De forma geral, nanocristais extraídos da fibra de algodão apresentam melhor desempenho ambiental que os obtidos das fibras de cana e coco verde. Essa análise permitiu identificar necessidades de melhoria nos processos de obtenção de nanocristais ainda em escala laboratorial.

1. Introdução
Os nanocristais de celulose, também conhecidos em outras literaturas como nanocelulose ou nanowhiskers, são domínios cristalinos de alta resistência, podendo ser obtidos a partir de qualquer fibra vegetal lignocelulósica (SILVA; D‘ALMEIDA, 2009). As fibras lignocelulósicas são consideradas compósitos de fibrilas de celulose, agregadas pela lignina e hemicelulose, cujas concentrações podem variar dependendo do material analisado. O processo de extração de nanocristais consiste no isolamento dessas fibrilas de celulose, ou seja, na remoção dos compostos agregadores e no fracionamento das fibrilas em tamanho nanométrico (1 a 100 nanômetros), a partir de métodos químicos e/ou mecânicos (SILVA et al., 2009). Nanocristais de

Relacionados

  • a filosofia contemporanea
    48166 palavras | 193 páginas