o oleo de lorenzo
1. O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
As imagens mostram as várias fazes de pesquisas, estudos e também de diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças. Uma destas imagens ocorre quando os pesquisadores estão na biblioteca; outra quando os pais de Lorenzo não aceitam a negativa dos médicos na criação dos óleos e decidem eles mesmos a estudarem os medicamentos e procedimentos básicos para a criação do óleo através do estudo da medicina.
2. Essas imagens reforçam as idéias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique.
Sim. Este filme mostra a diferença exata entre o que é a ciência e o que o cientista. Enquanto este é aquele que atua como um verdadeiro investigador, procurando saber conciliar conhecimento já catalogado em livros com conhecimentos novos e a sua aplicação, aquele é o resultado de tudo o que foi realizado e catalogado, porque a ciência nada mais é do que toda a forma conhecimento baseado em métodos científicos.
O filme também a aborda questões de genética e mostra o preconceito/impossibilidades de “leigos” atuarem como cientistas em pesquisas que usam métodos científicos.
3. No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diferentes procedimentos em busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para época.
A doença apresentada no filme é chamada de ALD (adrenoleucodistrofia), que é uma raríssima doença congênita e degenerativa, causada por falhas no cromossomo X. Um dos objetivos da pesquisa era descobrir o que causava a doença e de identificar uma