MATEMATICA FINANCEIRA
Módulo 1 - INTRODUÇÃO - NATUREZA E OBJETIVO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Cada valor financeiro está vinculado a uma data determinada.
Toda vez que a data de referência de um valor é mudada, ele deve ser recalculado.
A Matemática Financeira estuda as relações entre os valores financeiros e suas datas.
Desde o aparecimento das sobras dos bens de consumo que começaram a ser comercializados, ensejando a criação das moedas de troca, a tecnologia progrediu muito, criando instrumentos de cálculo cada vez mais eficazes e eficientes, cujo aparecimento tem delegado ao ser humano, cada vez mais, a responsabilidade de análise dos resultados desses cálculos. Esse processo aposentou, nas empresas modernas, o calculista, que foi substituído pelas calculadoras programáveis, microcomputadores e grandes computadores, equipados com programas de cálculo que operam com planilhas, cada vez mais precisos e abrangentes, integrados com outros softwares que ajudam a cuidar do gerenciamento das empresas. Uma das evidências desse processo é o grande volume de dinheiro aplicado às estruturas de TI (tecnologia da informação), responsável não apenas pelos cálculos, mas também em fazer com que seus resultados cheguem às mãos de quem necessita deles.
Uma das conseqüências dessa evolução foi o aparecimento do “manager”, que analisa os dados e, baseado neles, toma as decisões que vão guiar suas empresas. O desaparecimento do calculista responsável pelos dados exigiu, do tomador de decisões, um conhecimento maior da origem desses cálculos e dos próprios instrumentos de cálculo.
Nós, da UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP, resolvemos montar esse curso para ajudá-lo a desenvolver as competências de que necessita para se destacar no mercado de trabalho e construir seu futuro, trabalhando naquilo de que mais gosta, com os instrumentos adequados!
O curso é composto de dez módulos, e você deverá estudar um por dia, não se restringindo ao conteúdo aqui apresentado,