O objetivo da contabilidade
Que é composto por dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios, tanto quanto para uma pessoa física quanto para uma pessoa jurídica visando a evolução da empresa.
A parte econômica tem como finalidade auxiliar nas demonstrações de resultados de exercício, capital e patrimônio da entidade. Já a contabilidade financeira é responsável pelos fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Na parte física da empresa estão responsáveis por valores monetários, quantidades geradas de produtos ou serviços, número de depositantes num banco, clientes da empresa, de funcionários, etc.
A contabilidade tem como objetivo, permitir que a pessoa física ou jurídica avalie a situação financeira e econômica da empresa e que possam ter participação em tendências futuras da entidade. A contabilidade deve ser um instrumento útil à tomada de decisões e deve contribuir para o processo de decisão dos usuários.
As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações sobre a situação patrimonial e resultados, que permitem inferências em relação ao futuro da empresa. E todas a informações que estiverem ocultas devem constar nas Notas Explicativas que são emitidas pelos contadores elas dão informação sobre o ciclo operacional da empresa, quais bases de avaliação de ativo e passivo, previsões de contingência e qual modalidade de contabilidade foi utilizada.
Quando uma empresa faz a venda de um ativo, assumindo efetuar sua recompra em uma determinada data, a empresa tem que obedecer a essência que tem como função transparecer as operações da mesma, fidelidade das operações. Para evitar futuras