Empreendedorismo
UNIDADE 5
O PLANO DE NEGÓCIO
Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
5.1 A Importância de Planejar
Já foi mencionado que o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais. Mesmo nos Estados Unidos, país referência em empreendedorismo e criação de pequenas empresas, a mortalidade também é alta chegando a índices próximos aos do Brasil, acima de 50% em algumas áreas de negócio. Mas qual seria o principal motivo para esse péssimo desempenho de empresas criadas na economia mais ativa e convidativa ao surgimento de novos negócios de todo o mundo? Falha ou falta de planejamento adequado do negócio. No caso brasileiro as pesquisas apontam o mesmo motivo. Mas como corrigir esse problema? A resposta está na capacitação gerencial contínua com aplicação dos conceitos teóricos para aquisição de experiência, e disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa, ou seja, planejar, planejar e planejar. Quando se considera o conceito de planejamento, têm-se pelo menos três fatores críticos que podem ser destacados (Pinson&Jinnett, 1996):
1. Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar suas ideias a investidores, bancos, clientes, etc.
2. Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio.
3. Poucos empresários sabem como escrever adequadamente um bom plano de negócios. A maioria destes são micro e pequenos empresários que não têm conceitos básicos de planejamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, projeções de faturamento, etc. Quando entendem o conceito geralmente não conseguem coloca-lo objetivamente em um