O nome da rosa
RESENHA ACADÊMICA Hunter, J. O Monge e o Executivo. 15º Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 139 pg.
O Monge e o Executivo é um dos maiores Best- seller da atualidade, onde já foram vendidos mais de 3,5 milhões de exemplares no Brasil, e traduzido em 11 idiomas, e segundo a revista veja está hoje entre os 10 livros de auto-ajuda mais vendidos. Uma história de liderança, onde se aprende lições importantes de como se tornar um líder.
James C. Hunter nasceu no dia 26 de junho de 1955, é consultor chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, com mais de 20 anos de experiência, é um renomado palestrante na área de liderança, e se tornou um dos escritores mais consagrados de todos os tempos com o Best-seller O monge e o Executivo (2004), e é também o autor do livro Como se Tornar um Líder Servidor (2004).
O texto é uma narrativa em primeira pessoa, dividida em sete capítulos e somam 139 páginas de pura emoção, que nos faz viajar sobre diversos estilos de vida, aonde em um mosteiro cristão, cada um vai em busca de um mesmo propósito: autoconhecimento, e descobrem como liderar com sucesso.
A narrativa começa com a impressionante história de John Daily, um executivo de sucesso, mas que está em um mau momento de sua vida, tanto profissional como pessoal, até que por intermédio de sua esposa, ele vai passar alguns dias em um mosteiro para refletir sobre sua vida, e chegando lá conhece Len Hoffman, que é um ex executivo que abandonou sua carreira em busca de ajudar os outros com sua experiência de vida, a entender como liderar sendo servidor, usando de poder e autoridade.
No mosteiro todos os dias havia reuniões sobre liderança com as sete pessoas que lá estavam e quem ministrava era Len Hoffman, e cada uma daquelas pessoas tinham diferentes experiências de vida, e diferentes opiniões sobre o que é liderar, cada uma em suas diferentes