Interdisciplinar
Este artigo aborda o tema da ONU para 2012 “Ano Internacional das Cooperativas”. Como funcionam as cooperativas, retrata a importância das cooperativas dentro de uma sociedade, o quanto a cooperação entre as pessoas pode ajudar para todos sanarem suas necessidades gerando renda mutuamente. O município de Gravataí tem um considerável potencial na área agrícola, porém, tem uma carência enorme de crescimento. O cooperativismo poderia ajudar nesse crescimento, muitas famílias trabalhando juntas na busca de um bem comum, inclusão social.
Palavras Chave: Cooperativismo, crescimento, cooperação, inclusão.
Introdução
Cooperação é o sinônimo de ajuda mútua. Partindo da frase “Quem coopera cresce”, podemos dizer que uma cooperativa foge de qualquer sistema capitalista. A ideologia de uma cooperativa é a democracia, a solidariedade, igualdade e prosperidade entre seus associados.
Desde o século XXI que a globalização tomou conta do mundo, o capitalismo direciona a economia, e com isso, os pequenos empreendedores dependem de seus esforços para se atualizarem e serem criativos e inovadores. Há um grande número de desempregados, de pessoas que não conseguem desenvolver suas atividades e prover seu próprio sustento. Uma das soluções para isso é as cooperativas, onde um grupo de pessoas se organiza, e agora como Cooperados, trabalham para si e para todos ao mesmo tempo, o bem social daquele grupo. Surgiram dessa forma, cooperativas dos mais diversos ramos de atividade, tais como cooperativas de habitação, de saúde, de crédito, de trabalho e agrícola, esta ultima, é o assunto do nosso trabalho.
A definição encontrada na lei de cooperativas é de que cooperativa é “uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados.” Tal conceito retirado do artigo 4º da lei nº: 5764/71 define de forma precisa o que vem a ser cooperativa. Mais do que uma simples