O nome da rosa
R: O Nome da Rosa pode ser interpretado como tendo um caráter filosófico, quase metafísico, já que nele também se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. E Guilherme de Bascerville, o frade fransciscano detetive, é também o filósofo, que investiga, examina, interroga, duvida, questiona e, por fim, com seu método empírico e analítico, desvenda o mistério, ainda que para isso seja pago um alto preço. O desejo da igreja de manter seu poder e o total controle sobre todos. Então a igreja usa da inquisição para punir e matar aqueles que buscassem conhecer a verdade. O filme mostra um dos inquisidores da igreja da época (Bernardo Gui).
Na condução o filme nos mostra como a igreja acabava com a vida daqueles que se opunham ou buscavam respostas nas escrituras. Tratando estes como opositores do divino (Bem) e os classificando como possuídos pelas forças do mal, que deviam assim serem queimados pelas lei e a vontade dos inquisidores.
2)- Explique a relação dos nomes dos principais personagens com o romance policial moderno. Analise também a relação dos nomes com o perfil psicológico de cada um.
R: William de Baskerville lembra muitas vezes Sherlock Holmes e o seu próprio nome é uma referência a uma de suas aventuras mais famosas, “O Cão dos Basvervilles” O noviço Adso também segue adoravelmente o papel de “amigo narrador e menos inteligente que o herói detetive”. O seu nome também é uma brincadeira de Eco, pois Adso não passa de uma corruptela de Watson, o fiel companheiro de