O nome da Rosa: uma análise cinematográfica, informacional e de memória
O NOME DA ROSA
Uma análise arquivística, cinematográfica, informacional e de memória.
Dezembro de 2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
BIOGRAFIA DO AUTOR 4
O FILME 4
Sinopse do Filme 5
Contexto histórico do filme 5
Título do Filme 5
ANÁLISE DO FILME 4
Arquivo 5
Cinema 5
Informação 5
Memória 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
REFERÊNCIAS 4
INTRODUÇÃO
O trabalho em questão pretende através de um sucinto estudo realizar uma análise arquivística, cinematográfica, informacional e de memória do filme “O Nome da Rosa”, baseado no romance do crítico literário italiano Umberto Eco. É uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro da Itália medieval na Baixa Idade Média (século XI ao XV), onde a restrição da informação conseqüentemente ao conhecimento é imposta de maneira categórica e violenta pelo poder absolutista da época, isto é a Igreja católica. Associando dessa forma que a informação possuída por poucos representava domínio e poder.
Objetiva-se através desse estudo acadêmico realizar uma análise dentro dos temas lecionados na disciplina Arquivo, Cinema, Informação e Memória do filme, para tanto o trabalho foi estruturado de forma a relacionar cada um desses itens com os aspectos presentes no filme escolhido.
O filme analisado é extremamente instigante, tanto em seu enredo quanto em seu contexto histórico, já que permiti uma vasta compreensão histórica, filosófica, política e religiosa em todos os aspectos, sejam eles textuais ou fotográficos.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Umberto Eco
Umberto Eco nasceu na Itália, mais precisamente em Alexandria, no ano de 1932. Este ergueu uma carreira sólida como professor de semiótica na Universidade de Bolonha.
Autor de renome mundial dedicou-se a temas como estética, semiótica, filosofia da linguagem, teoria da literatura e da arte e sociologia da cultura. Autor de artigos de opinião