foneti
Neste trabalho serão abordados assuntos referentes a estudo comparativo sobre o sistema consonantal. Utilizando de corpus de poesias que contemplam o falar nordestino.
Buscar com este trabalho esclarecimentos sobre articulação das palavras, rimas. Conhecer mais sobre o assunto para poder discutir sobre ele.
O sistema consonantal do português.
O sistema consonantal do português realiza-se plenamente no ataque, na rima, fica reduzida a contínua coronal, subespecificada quanto à sonoridade em alguns dialetos, e em outros, a nasal subespecificada quanto ao ponto de articulação. A vibrante, com a variação que lhe é peculiar, e a lateral, que tende a ser substituída pelo glide posterior.
As consoantes coronais são articuladas com a ponta da língua. De acordo com o local de articulação das coronais elas podem ser: consoantes dentais, consoantes alveolares, consoantes pós-alveolares e consoantes retroflexas.
Sons foneticamente semelhantes são aqueles sons que compartilham propriedades fonéticas como: modo de articulação, lugar de articulação, vozeamento, e nasalidade / oralidade. A abordagem da fonética tradicional considera apenas os aspectos objetivos com relação ao modo de produção dos sons da fala, não considera os aspectos subjetivos relativos á percepção desses sons pelos ouvintes.
Na posição intervocálica, onde é mais favorável o aparecimento de consoantes, existem 19 tipos com oposições significativas, divididas fonologicamente em: labiais, anteriores e posteriores.
O poema seguinte é um cordel que contempla o falar nordestino:
Saudação ao Juazeiro do Norte
Patativa do Assaré
Mesmo sem eu ter estudo sem ter do colégio o bafejo,
Juazeiro, eu te saúdo com o meu verso sertanejo
Cidade de grande sorte, de Juazeiro do Norte tens a denominação, mas teu nome verdadeiro será sempre Juazeiro do Padre Cícero Romão.
O Padre Cícero Romão que, vocação celeste foi, com direito e razão o Apóstolo do Nordeste.
Foi ele o teu